BOAS NOTICIAS E BOAS IDEIAS
PARA VIVER MELHOR

BOAS NOTICIAS E BOAS IDEIAS
PARA VIVER MELHOR

HomeCulturaBrasil terá unidade do prestigioso Centro Georges Pompidou de arte contemporânea, de...

Brasil terá unidade do prestigioso Centro Georges Pompidou de arte contemporânea, de Paris

Curtir:

18

A primeira “filial” latino-americana do parisiense Centro Georges Pompidou será construída em terras brasileiras. Fruto de parceria entre a célebre instituição cultural francesa e o governo do estado do Paraná, o Museu Internacional de Foz do Iguaçu será uma mistura da “matriz” com elementos culturais do continente. As demais unidades estão em Málaga (Espanha), Bruxelas (Bélgica), Xangai (China) e Jersey City (EUA).

O acordo para a construção da unidade foi firmado entre o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, e o presidente do Centre Pompidou de Paris, Laurent Le Bon. O contrato foi assinado em julho e prevê a abertura do museu ao público até 2026. Ele estará localizado ao lado do aeroporto de Foz do Iguaçu — em terreno cedido pelo grupo privado CCR —, próximo ao parque nacional que abriga as famosas Cataratas.

O investimento no projeto é de mais de R$200 milhões, segundo o governo do estado, e objetiva consolidar Foz do Iguaçu como um dos maiores destinos turísticos do mundo, com um conjunto variado e interessante de atrativos.

Alquimia arquitetônica

O projeto do Beaubourg, como é conhecido, na França, foi realizado pelos arquitetos italianos Renzo Piano e o britânico Richard Rogers. Inaugurado em 1977, o complexo hospeda o Museu Nacional de Arte Moderna, a Biblioteca Pública de Informação e o famoso Instituto de Pesquisa e Coordenação Acústica/Música e (Ircam), criado pelo compositor e regente Pierre Boulez.

Leia também: Festival internacional lança documentário sobre arquitetura do sertão

O Museu Internacional de Foz do Iguaçu será desenhado em colaboração entre o arquiteto paraguaio Solano Benítez, vencedor em 2016 do prêmio Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza (Itália), e o brasileiro Angelo Bucci, criador do pavilhão do Brasil na Expo 92 em Sevilha, Espanha.

Luciana Pereira, secretária de cultura do Paraná, reforça o compromisso do projeto em valorizar o território onde estará instalado o museu. “Não será apenas uma unidade feita com base nos conceitos do Centre Pompidou, mas um espaço que também representará o Paraná, o Brasil e a região de tríplice fronteira, valorizando a cultura regional”, afirma.

ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares