Fato inédito, o Brasil conquistou o 5º lugar no quadro geral de medalhas dos Jogos Paralímpicos em Paris 2024. A campanha rendeu ao Comitê Paralímpico Brasileiro 89 medalhas: 25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze. Com isso, o país se consolida como uma das maiores potências paralímpicas do mundo. A delegação brasileira foi para a capital francesa com 280 participantes.
Melhor campanha brasileira nos Jogos Paralímpicos
A melhor campanha do país nos jogos rendeu, além do inédito 5º lugar, recordes nas conquistas de medalhas e superação de pontuações mundiais. Os feitos foram: subir no maior número de pódios em um dia; superar o número de ouros de todas as outras participações nas Paralimpíadas ao longo da história; contar com o maior número de componentes na delegação e bater cinco recordes mundiais no atletismo e um na natação.
E tem mais: assim como na edição dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, as mulheres foram cruciais para o sucesso do desempenho da equipe brasileira. Dos 255 atletas convocados para a participação nos Jogos, 117 eram mulheres — além das competidoras, o percentual da presença feminina na equipe técnica do Brasil também nunca foi tão grande.
Mais mulheres, mais medalhas, mais ouros
Além do recorde histórico de participantes femininas numa mesma edição, elas foram responsáveis pela maior parte das medalhas douradas que a delegação verde-amarela passou a ostentar — assim como dominaram metade dos outros dois lugares nos pódios ao longo da competição. As atletas conquistaram 43 medalhas, sendo 13 de ouro, 12 de prata e 18 de bronze.
Leia também: Protagonismo feminino marca participação do Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024
Outro grande feito feminino foi a consolidação de Carol Santiago como a maior medalhista de ouro brasileira na história dos Jogos Paralímpicos. Sozinha, ela conquistou três medalhas douradas e duas prateadas em Paris. Com isso, totalizou seis medalhas de ouro penduradas no peito durante a carreira. Ela fecha essa edição tendo conquistado seis ouros, três pratas e um bronze ao longo de sua trajetória