BOAS NOTICIAS E BOAS IDEIAS
PARA VIVER MELHOR

BOAS NOTICIAS E BOAS IDEIAS
PARA VIVER MELHOR

HomeSustentabilidadeRelatório Anual do Instituto Peabiru destaca seus 25 anos na proteção socioambiental...

Relatório Anual do Instituto Peabiru destaca seus 25 anos na proteção socioambiental do bioma amazônico

Curtir:

13

O mais recente Relatório Anual do Instituto Peabiru destaca três projetos socioambientais em andamento com resultados positivos: o “Mangues da Amazônia”, o “Programa Abelhas da Amazônia” e o “Participa, Jovem”. Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), há 25 anos o instituto estimula o protagonismo de grupos sociais da Amazônia para a promoção do acesso aos direitos fundamentais das comunidades do território. Com sede na cidade de Belém (PA), atua principalmente no bioma Amazônia, sobretudo nas regiões da Grande Belém, Marajó e Nordeste Paraense.

A Oscip realiza ações com foco na proteção social e conservação da biodiversidade, realizando projetos como a formação de novos líderes e defesa do meio ambiente em sua fauna e flora. De acordo com o Relatório Anual, 27.103 pessoas foram afetadas de forma direta pelas suas iniciativas realizadas no Pará, Amapá, Tocantins e Mato Grosso.

Principais projetos na ativa

O projeto “Mangues da Amazônia” está sendo realizado em três municípios da costa paraense: Augusto Correa, Bragança e Tracuateua. Por meio de ações de educação ambiental, socialização das comunidades, capacitação e sensibilização das crianças para a importância do cuidado com a natureza, a iniciativa foca na recuperação e conservação de manguezais em Reservas Extrativistas Marinhas do estado do Pará.

Com o “Programa Abelhas da Amazônia”, a organização introduz a criação de abelhas sem ferrão nas comunidades como forma de geração de renda e estímulo ao combate às queimadas e conservação da biodiversidade. Próximo a Belém (atrás da ilha do Combú, no município de Acará), o instituto montou uma Unidade Demonstrativa de Meliponicultura — criação de abelhas sem ferrão — onde realiza cursos e atividades, já tendo conquistado parceria com 50 famílias vizinhas. O objetivo do Peabiru é formar um cinturão verde com criadores de abelhas sem ferrão no entorno da cidade de Belém. 

Leia também: Festival de Cinema convida a debater os recursos hídricos do planeta

Já a iniciativa “Participa, Jovem” atua no fortalecimento de lideranças comunitárias adolescentes. Assim, o instituto consegue o aprimoramento da própria organização na defesa e proteção dos direitos infantojuvenis e de suas famílias na Amazônia.

Todos os projetos socioambientais do Instituto Peabiru atuam em frentes que buscam cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS-ONU), presentes na Agenda 2030.

ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares