BOAS NOTICIAS E BOAS IDEIAS
PARA VIVER MELHOR

BOAS NOTICIAS E BOAS IDEIAS
PARA VIVER MELHOR

HomeGenteDe caiaque, gaúcho realiza cerca de 300 resgates pelas enchentes no RS

De caiaque, gaúcho realiza cerca de 300 resgates pelas enchentes no RS

Curtir:

20

Como diz o ditado: tudo na vida tem uma primeira vez. No caso de Ivan Brizola, gaúcho de 59 anos, a novidade deste ano foi aprender a andar de caiaque – pequena embarcação a remos – mesmo sem saber nadar. Por infortúnio, o fez mais por necessidade do que curiosidade.

Ao colocar o medo de lado e focar em salvar vidas, remou pelas águas que inundaram Porto Alegre e resgatou cerca de 300 pessoas e alguns animais atingidos pelas fortes enchentes no Rio Grande do Sul – na já considerada pior tragédia climática da história do estado.

O morador da capital gaúcha, mesmo com sua casa a salvo das águas que tomaram conta da cidade, pediu o caiaque de seu vizinho emprestado para, imediatamente, agir em defesa da vida de seus conterrâneos. Sem equipamentos específicos para resgate ou habilidade para nadar, ele resistiu ao medo e se agarrou na força e importância da sua iniciativa.

Leia também: Moradores retomam posse de quilombo após 139 anos de disputa

Em entrevista à BBC News Brasil, ele conta que ainda conseguiu se descontrair no momento dos resgates para tentar aliviar um pouco a tensão da situação. “Eu pergunto pro senhor de idade: já esteve em Veneza? Não? Eu também nunca fui. Mas olha, aqui, o barqueiro vai te conduzir, querido. Vai tranquilo”, disse.

ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares