BOAS NOTICIAS E BOAS IDEIAS
PARA VIVER MELHOR

BOAS NOTICIAS E BOAS IDEIAS
PARA VIVER MELHOR

HomeSaúdeAplicativo Hemovida conecta doador a hemocentros da rede pública

Aplicativo Hemovida conecta doador a hemocentros da rede pública

Curtir:

14

Visando estimular a doação voluntária de sangue e facilitar o processo de busca por hemocentros, o Ministério da Saúde lançou o aplicativo Hemovida, integrado ao ConecteSUS. A plataforma é gratuita e está disponível para dispositivos Android e iOS.

O Hemovida permite ao usuário ter em mãos uma carteirinha virtual onde pode visualizar todas as suas informações mais relevantes sobre saúde, tipo sanguíneo e histórico de doações. Além disso, com ele, é possível se manter informado sobre campanhas, regras para doar e ainda avaliar o serviço do hemocentro receptor. “O aplicativo desempenha importante papel na disseminação de informações sobre a doação de sangue e campanhas em andamento”, afirma o Ministério da Saúde.

Seja um doador

Ser um doador é uma decisão voluntária, mas há algumas diretrizes a serem respeitadas. É necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e apresentar bom estado de saúde no momento da doação. Há também restrições à utilização rotineira de alguns medicamentos por parte dos interessados.

Leia também: Cientistas desenvolvem pele artificial que pode aposentar testes em animais

Homens podem doar a cada dois meses, com limitação de quatro doações por ano. Já as mulheres, podem fazê-lo três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses entre cada doação.

Para doar, não é necessário jejum, mas é recomendado um bom descanso de, pelo menos, seis horas na noite anterior ao procedimento. Evitar alimentos gordurosos, fumo e álcool nos dias precedentes também são requisitos para validar a doação. Os interessados podem baixar o aplicativo no endereço a seguir: https://app-hemovida.saude.gov.br/login.

ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares