Ribeirão Preto, cidade a 313 km da capital paulista, recebeu recentemente a feira agrícola Agrishow e sedia lançamento de equipamentos de última geração que disputam o mercado com maquinários convencionais. O ineditismo ficou por conta da exibição de exemplar de um “carro voador”.
A empresa Gohobby apresentou o eVTOL 216-S da fabricante chinesa EHang, popularmente conhecido como carro voador. A aeronave é controlada remotamente. Já a multinacional brasileira Jacto anunciou que iniciou a produção de drones agrícolas, com equipamentos para pulverização, dispersão de fertilizantes, sementes, produtos microbiológicos e químicos, além de novos equipamentos para produzir imagens aéreas.
Leia também: Vidro de refrigeração devolve calor para o espaço
Robôs que utilizam IA
Outra inovação foi a anunciada pela companhia Solinftec: seu robô Solix, utilizado em canaviais e outras lavouras do país. Ele atua diretamente no campo e, por meio da inteligência artificial, monitora separadamente os talhões, adaptando-se às suas condições, entre outras características.
O equipamento permite a redução de mais de 90% o uso de herbicidas em lavouras de grãos em condições específicas e em 45% nas aplicações, na mesma situação, em canaviais, além de eliminar pragas.