BOAS NOTICIAS E BOAS IDEIAS
PARA VIVER MELHOR

BOAS NOTICIAS E BOAS IDEIAS
PARA VIVER MELHOR

HomeCausas“Enem dos concursos” recebeu cerca de dez mil inscrições de indígenas 

“Enem dos concursos” recebeu cerca de dez mil inscrições de indígenas 

Curtir:

7

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos afirmou que cerca de 10 mil indígenas se inscreveram para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) — popularmente conhecido como “Enem dos concursos”. É a primeira vez que um concurso público traz cotas de vagas para indígenas.

Ao participar da prova realizada em 18 de agosto passado, eles concorrem a vagas na Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), onde há 502 vagas disponíveis — 30% delas destinadas a serem ocupadas pelos povos originários.

Em entrevista ao jornal Brasil de Fato, o secretário de Gestão de Pessoas da pasta, José Celso Cardoso, destacou que “a reserva de vagas para indígenas no CPNU representa um passo crucial na busca por uma sociedade mais justa e inclusiva. Ao abrir espaço para que os povos originários participem ativamente na gestão e formulação de políticas que lhes dizem respeito, o país reafirma seu compromisso com a valorização da diversidade e o respeito aos direitos humanos fundamentais”.

Leia também: Moradores retomam posse de quilombo após 139 anos de disputa

2,1 milhões de inscritos na prova

De acordo com o Ministério da Gestão, a prova foi realizada em 228 cidades do país. Os mais de 2,1 milhões de inscritos vão concorrer a 6.640 vagas em 21 órgãos do governo federal. A divulgação dos resultados finais das provas está prevista para 21 de novembro.

O edital do CNPU prevê análise da documentação comprobatória do pertencimento étnico dos candidatos indígenas, como será feito também no caso das Pessoas com Deficiência (PcDs). Os candidatos que concorrem às vagas reservadas a pessoas negras vão passar por procedimento de heteroidentificação.

ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares