O Festival Internacional de Cinema Socioambiental (Planeta.doc), em sua nona edição, lançou a Mostra Cinematográfica Planeta Água com patrocínio da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA) e parceria do Programa de Pós-graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (Profciamb), que reúne importantes universidades do país.
O objetivo da mostra é levar a discussão sobre os recursos hídricos a professores e alunos nos ambientes acadêmicos. A programação do festival contou com 50 filmes, integralmente desenvolvidos tendo a água como sua pauta principal.
O Festival Planeta.doc defende que uma rede nacional de universidades, a partir do cinema, apoiem a construção e formação de espaços de debate e soluções para o desenvolvimento de políticas e tecnologias pautadas na sustentabilidade.
Leia também: Projeto busca parceiros para restauração ecológica em larga escala no rio Araguaia
Garantir a segurança hídrica no país
“Contribuir para o fomento de projetos de caráter socioambiental, que estimulem a participação de jovens na cultura do cuidado e de boas práticas dos recursos hídricos, são iniciativas que estão totalmente alinhadas ao planejamento estratégico institucional da agência e que cumprem com a missão maior da instituição, que é garantir a segurança hídrica no país”, explica o diretor-presidente interino da ANA, Filipe Sampaio.