De um lado, o médico canadense Peter Attia, formado pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. De outro, o jornalista norte-americano Bill Gifford, que escreve sobre temas científicos.
Dessa união surgiu o livro Outlive: A Arte e a Ciência de Viver Mais e Melhor, publicado recentemente no Brasil pela editora Intrínseca, um catatau de 480 páginas que promete fornecer estratégias para prolongar a vida com qualidade.
Falhas da medicina tradicional
Em princípio, pode parecer mais um livro recheado de informações que estamos cansados de saber, como praticar atividades físicas, não fumar, não ingerir gorduras e álcool, entre outras. Mas o interessante da publicação é que os autores fazem uma investigação inicial sobre o envelhecimento. Para Attia, a medicina tradicional, apesar de todos os grandes avanços, falha no que diz respeito às doenças relacionadas ao envelhecimento.
Leia Mais: Brasil sobe e EUA caem no Mapa da Felicidade; veja lista
Ele aponta como um “defeito” os tratamentos tardios para males fatais, como os cardiovasculares, os tipos de câncer, o Alzheimer e a diabetes tipo 2. Attia diz que, em geral, tratamentos extemporâneos focam apenas no prolongamento da longevidade em detrimento da saúde ou da qualidade de vida. Portanto, seriam modelos ultrapassados.
Como viver mais e melhor
Então, trata-se de um livro sobre prevenção? Sim, mas não apenas. Com abordagem científica, Attia lança um novo olhar sobre o prolongamento da vida, com o objetivo de fornecer ideias práticas em busca de saúde física, emocional e cognitiva.
O título Outlive se inspira em um videogame de estratégia em tempo real, desenvolvido e produzido por um estúdio brasileiro, em que o jogador cumpre missões para controlar forças opostas. Nesse caso, faz sentido. Além disso, a publicação também foi inspirada na própria experiência de Attia que, antes dos 40 anos, descobriu ser portador de uma doença cardiovascular grave.
Por que morremos?
Foi a partir desse diagnóstico que ele passou a se dedicar aos estudos sobre a longevidade. Suas principais questões são como e por que morremos e, especialmente, como é possível retardar e prevenir as principais doenças crônicas fatais.
Vale a pena ultrapassar os trechos técnicos que são mais difíceis para leigos em geral e ir diretamente para as informações que aprofundam o conhecimento sobre exercícios físicos e nutrição. A obra orienta e estimula quem tem vontade de viver melhor, além de trazer dados importantes de pesquisas sobre envelhecimento e saúde. Vale também fazer um levantamento de preços para adquirir o livro, pois os valores variam bastante.